DW! SÃO PAULO DESIGN WEEKEND 2018

Na 3ª edição da High Design, evento âncora do DW! a pegada brasileira continua em alta. Arte e objetos apresentados evidenciam a diversidade do nosso país, riqueza de materiais e habilidade dos artesões. Os produtos apresentados estão alinhados com consumidores informados, com senso de comunidade, mais tempo de lazer e mais atentos à experiência do morar bem.

Um bom exemplo disso vem da coleção Êxodo Urbano de tapetes da by Kamy. O tapete Arado confeccionado com sisal e chenile representa muito bem o movimento de pessoas para o campo em busca do simples e do natural. No mesmo intuito, que remete à uma necessidade de desglobalização, a Tidelli lançou a coleção de cortinas de macramê em cordas. E, como nem todos migram, no stand da Entreposto a nova coleção de tecidos buscou a celebração do que há de mais essencial no lar: o aconchego e a alegria. Trazendo texturas cores e estampas e acrescentando algumas releituras, onde a proposta é mudar as nossas vidas através do lugar onde moramos.

Na Ameise Design o mobiliário do segmento infantil que se transforma ganhando novas configurações e acompanhando o crescimento da criança por vários anos, prolongando a vida útil do móveis. Em algumas versões podem ser levadas até para outras partes da casa, como uma cômoda que pode se tornar um aparador ou buffet.

Na Office Conection, parte da feira dedicada ao segmento corporativo, ficou clara a necessidade de adaptação e digitalização dos escritórios. Diante da mudança da forma de trabalhar e novas profissões sendo configuradas, se evidenciaram mobiliário e ambientes que se adaptam rapidamente e de forma automatizada para atender às mais diversas demandas.

Num giro pela cidade, visitamos na região dos Jardins a Modernos e Eternos, mostra boutique com 10 ambientes assinados que dialogam sobre o morar, com uso de mobiliário contemporâneo mesclado com peças de antiquário. Mais um exemplo de que mudam as formas de viver e conviver, mas seguimos precisando abrigar nossas histórias.

As lojas da Gabriel se prepararam para receber os visitantes da DW! com novos produtos e reedições especiais. Exposições e intervenções urbanas também marcaram a programação. Nesta edição Pinheiros e a Gabriel tiveram restaurantes que incluíram ações gastronômicas ao circuito. Além disso os shoppings D&D e o novo Jardim Pamplona, além de escolas, museus e outros espaços culturais também foram hubs do evento, que está na sua 7ª edição e vem englobando regiões e ganhando distritos ano a ano. Nos talks, palestras e oficinas da programação oficial muito se falou em realidade virtual, bim, o papel e função das profissões criativas e as relações com movimentos que prometem ser duradouros como co-living, co-housing e mobilidade e ocupação urbana.

Enfim a semana da DW! é sempre uma oportunidade para repensar o design como meio de, além de estética e funcionalidade, proporcionar uma ferramenta que habilite cada vez mais e melhor o uso dos objetos e o compartilhamento de espaços, estimulando a criação de novos cenários para experiências e relacionamentos sustentáveis.

avenida getúlio vargas 937 | vila getúlio . espaço 15 | curitiba . pr . brasil | (41) 3232-0047

Copyright © 2018 Maria Fernanda Pereira – Arquitetura e Interiores