Sabe a sensação de mergulhar fundo e retornar a superfície? Me senti assim hoje, retornando de Tiradentes, onde estive com minha amiga Cintia Erzinger, para mais uma edição da Semana Criativa. A sétima edição do evento e a segunda que vivenciei no local. Digo isto pois participei da edição online de 2020.
Nesta semana fui com as mais altas expectativas. A imersão do ano anterior continua reverberando em mim, e o reencontro com Tiradentes não decepcionou: Oficinas, exposições, ateliers de artistas, palestras, bate-papos, cinema, música, gastronomia e passeios. E em meio aos brasileiros de toda parte o colóquio tupiniquim se aprofunda, conta, proseia e toma forma.
E que formas lindas lá distinguimos com variedade e orgulho: Palavras, artesanato, design, arte e objetos utilitários que em meio a nossa história, pujante em Tiradentes, ganham ainda mais correlação e pertinência. Logo em Minas, onde suprimimos os verbos reflexivos, tem espaço de sobra pra desfrutar, refletir e ressoar o coletivo.
Por isso, e para não deixar lacunas, não vou nomear ou enumerar aqui quem fez e faz o que por ali. Só digo que diferente dos mais diversos eventos que participo pelo Brasil e mundo à fora, onde olhamos produtos, tendências e exaltamos a produção, arte e excelências, muitas vezes alheias. Aqui, a semana criativa com nossas muitas mãos e generosa hospitalidade, nos transforma naquilo que verdadeiramente já somos. Aflora a sensibilidade oriunda do nosso dna transgeracional e plural homenageando a imaginação brasileira.
Cada vez mais concluo que a semana Criativa de Tiradentes não é só um evento, é um acontecimento que nos enraíza como povo brasileiro, nos avoluma enquanto seres humanos e nos floresce no campo criativo. Por tudo isto (e mais um pouco) crie uma oportunidade, não deixe de participar. No próximo ano volto, com todos os meus sentidos a postos. Tenho a intuição que o mergulho na nossa identidade será ainda mais revelador.
Leia mais sobre experiências pelo Brasil:
Nanda, obrigada pelo convite e por poder dividir com você toda essa experiência sensorial e emocional. A semana Criativa é mesmo um momento especial, sempre ficará na minha memória com muito carinho. Bj. Cintia
Que legal!