Garimpo de móveis, objetos e referências
Adoro visitar mercados das pulgas, antiquários, feiras de relíquias, usados, brechós e afins. Procuro itens que possam ser reutilizados de alguma forma. Do Marché aux Puces de Paris, às lojas de antiguidades do Brooklyn, passando pela praça Benedito Calixto, centrinho de Paraty e a curitibana Rua Riachuelo, nos meus roteiros sempre bato pernas por estes lugares. Além de resgatar memórias pessoais ou familiares de clientes compondo ambientes que contam histórias, vale lembrar a importância ambiental de reutilizar móveis e objetos antigos.
Encontrei a peça que buscava. Como posso Resignificar?
Muito se fala em sustentabilidade, mas como tornar espaços mais eficientes personalizando ainda mais um projeto? As peças garimpadas podem ser mantidas originais, restauradas ou ainda passar por um upcycle, ganhando um novo uso.
Renovar, reciclar e reutilizar fazem parte deste processo que pode renovar desde móveis e objetos do décor até estruturas e componentes construtivos, reduzindo a quantidade de resíduos, além de diminuir a quantidade de material descartado e evitar o uso de mais matéria prima para produzir um novo produto.
Apesar de normalmente estes elementos evocarem memórias afetivas e de outrora o resultado pode ter o aspecto e estilos desejado: Eclético, clássico, vintage e até mesmo clean ou futurista.
Diferenças entre processos de reaproveitamento:
Restauro – busca resgatar as características e funções do artefato original.
Reciclagem – o item é corretamente descartado e encaminhado para se transformado novamente em material, que será reutilizado para produzir um novo produto.
Upcycle – reaproveitamento de objetos e materiais para criar novos artigos, muitas vezes com outras funções, procurando manter os principais atributos do objeto original.
Retrofit – revitalização de imóveis antigos, preservando aspectos originais e adaptando-o às exigências e padrões atuais. O resultado são espaços renovados, mantendo, ao mesmo tempo, o charme das características anteriores da edificação.
Treine seu olhar e transforme seus espaços!