Quando você contrata profissionais criativos, que baseiam seus projetos em soluções inteligentes, o resultado fica mesmo surpreendente. Nesse projeto que você vai conhecer agora, o casal de proprietários estava dividido: ela queria uma casa e ele queria um apartamento.
Então, contrataram os serviços do escritório Maria Fernanda Pereira Arquitetura e Interiores, de Curitiba/PR, para auxiliar nesse processo de busca e escolha pelo imóvel perfeito. É claro que, muitas vezes, o imóvel ideal está oculto aos olhos leigos, necessitando de uma boa remodelação.
Por isso que é tão importante contar com profissionais comprometidos com os desejos e necessidades do cliente, como foi o caso. Prepare-se para se encantar com as belíssimas soluções propostas.
Ao olhar para essa foto você facilmente é convencido de que se trata de uma casa. Foi exatamente essa a ideia, já que a proprietária desejava que o seu primeiro imóvel próprio fosse uma casa. A solução proposta pelo escritório foi de criar um jardim integrado com a churrasqueira e a nova cozinha. Para essa integração foi criada uma grande porta-janela com abertura total. Para a proteção externa foram utilizadas persianas e uma pérgola automatizadas, permitindo o uso criativo e versátil desse espaço.
Entrada e sala de estar com pé-direito duplo e mezanino
Esse apartamento tinha o forro todo rebaixado em gesso, o que era um desperdício de espaço. Para tornar os ambientes mais arejados, iluminados e agradáveis, o projeto contou com a remoção dos rebaixos, deixando o pé-direito duplo e criando um mezanino que pode ser visto ao fundo direito da imagem. Essa vista que você tem da foto apresenta a entrada da sala de estar que também leva para os ambientes vistos na imagem anterior: cozinha, churrasqueira e jardim. Nessa parede lateral esquerda foi disposta a coleção de pratos herdada de família.
Estante para biblioteca em madeira maciça remodelada para abrigar home theater
Além da coleção de pratos, o casal já contava com diversos outros itens e móveis antigos de herança familiar. Um deles é esse belíssimo móvel de madeira maciça, disposto na sala de estar do novo espaço integrado, que recebeu um fundo em cor vibrante e suas prateleiras deram lugar à televisão. O resultado é a perfeita harmonia entre o antigo e o moderno.
Cozinha colorida e com base neutra
Antes da reforma, a cozinha ficava em outro local, lá na entrada do apartamento. Então ela foi trazida para essa parte de trás, permitindo que a nova integração gerasse a conexão e o conforto das pessoas nesses espaços. Partiu dos proprietários a utilização de laranja, roxo e azul como cores vibrantes em todo o imóvel. Coube à arquiteta definir a tonalidade e a proporção adequada para o uso dessas cores, de modo que o resultado ficasse autêntico e equilibrado. Sendo assim, a nova cozinha ganhou um mobiliário em laca e freijó, todo desenhado pelo escritório e executado em marcenaria sob medida. Algumas das paredes receberam pintura na cor coral, harmonizando com o azul-serenity dos móveis.
Cozinha integrada com composição de azulejos
A cor azul também aparece na composição de azulejos utilizados em algumas das paredes da cozinha, mais uma vez criando a harmonia entre o antigo e o moderno, lembrando as cozinhas de antigamente. Perceba que, mesmo sendo estampados, a proporção equilibrada permitiu que eles compusessem o espaço de modo a promover um visual muito agradável e leve. O equilíbrio no uso das cores ficou simplesmente perfeito, o que era uma necessidade também pelo fato de a cozinha ser integrada com outros ambientes.
Cozinha com vista para o jardim e cuba moderna
Embora essa imagem traga o foco para o agradável contraste entre o jardim vertical e a cozinha toda branquinha, a ideia é apresentar a modernidade dessa cuba que foi planejada especialmente para esse projeto. A peça foi executada em Corian, material extremamente moldável, que permitiu máxima funcionalidade. A cuba abriga todos os utensílios, desde a esponja até o triturador, além de fornecer água fervida e filtrada, detergente e sabonete, organizando o espaço e trazendo mais praticidade.
Boudoir com penteadeira antiga
Mudando um pouco de ambiente, a suíte máster ganhou um boudoir (um tipo de antessala privada feminina) com a penteadeira herdada de família. A escada, na lateral esquerda, foi desenhada pelo escritório, com belíssimos degraus flutuantes que dão acesso ao closet, criado no mezanino que foi implantado utilizando o espaço sobre o antigo gesso rebaixado.
Escritório com estante em marcenaria e mesa antiga
Esse escritório também foi mais uma das partes do apartamento viabilizadas pela execução de um mezanino onde antes era apenas uma parte escondida pelo forro rebaixado em gesso. Essa estante de marcenaria continua no andar inferior dando suporte a uma lareira e vitrola. A mesa antiga é o grande foco do ambiente, pois seu design e a robustez da madeira maciça remontam a época em que foi criada, deixando o espaço cheio de personalidade.
Banheiro com metais red gold
Por fim, o banheiro também merece atenção especial por conta de todo o cuidado com os detalhes nele explorados. A sugestão dos profissionais foi de fazer uso de espelho desde a parte inferior da bancada até o forro, ampliando o campo visual de quem o estiver utilizando. O espaço atrás do espelho foi utilizado para guardar os produtos de higiene e cosméticos mais utilizados no dia a dia.
O gabinete da bancada é mais uma das peças herdadas de família. Ele foi restaurado, recebeu novas ferragens, acabamento acetinado em laca laranja e divisórias internas de acrílico para facilitar a organização e a limpeza. Para completar, foi instalada uma bancada em Corian branco com cuba esculpida.
E então, ficou encantado com esse projeto cheio de bom gosto? Tem muito mais para conhecer visitando o perfil do escritório Maria Fernanda Pereira Arquitetura e Interiores na homify.
Texto originalmente publicado em https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/7021687/maravilhoso-apartamento-com-pe-direito-duplo-em-curitiba