A 30ª Edição da ICCF Nova York completa os acontecimentos da NYCxDESIGN, celebração anual que exibe nos cinco distritos da cidade os mais diversos eventos de design. O festival, que originalmente durava uma semana, tem se estendido nas últimas edições durante grande parte do mês de maio.
A feira em New York é bem organizada, porém o calendário de eventos paralelos apesar de extenso não tem o grau de engajamento de Milão. As atividades e, principalmente os participantes costumam estar mais dispersos pela cidade, reduzindo a sensação de imersão que quem visita a semana italiana experimenta. Mesmo assim a Feira tem entre seus pontos altos: A sempre relevante agenda de “talks” da WantedDesign, uma plataforma que promove a criatividade; e a festa de premiação, que ocorreu no recém-renovado Pier 17 no South Street Seaport de Nova York. Entre dezenas de categorias de produtos e projetos selecionados (veja mais na triagem de imagens abaixo), destacamos a Nested Cabin, da Ego Paris, na categoria Mobiliário Externo, que transforma a casa – espaço privado – em objeto nômade transportado ao espaço público.
Entre os expositores americanos presentes na mostra principal no Jacob K. Javits Convention Center, destaque para os fornecedores de metais com linhas de puxadores e maçanetas personalizáveis, entre eles o Nest Studio, da designer Jessica Davis. Entre os estrangeiros destacamos os franceses da Art e Floritude e suas luminárias da belíssima coleção “le vegetal”, com formas orgânicas inspiradas pela natureza. Holofote ainda para peças da Plataforma 4, fazem uso eficaz do design impulsionando a imagem do design autoral brasileiro lá fora.
Falando de tendências, o acontecimento reforça as cores que Milão trouxe em Março: Em meio às tonalidades terrosas que despontaram ano passado, e ainda entre tons pastéis, verdes e azuis, que vinham vigorando, este ano o vermelho apareceu em profusão em ambos os eventos, sobrepondo a antiga paleta. Os tons de lilás, roxo e cinza compõem e delineiam esta transição. Em se tratando de comportamento, as diversas mostras e marcas apresentadas estão engajadas para tornar o lar um destino. Ou seja, fazer com que a casa onde moramos nos cause todos os dias a expectativa de nela chegar, exatamente como uma viagem que tanto esperamos. O que traduz o sentimento que a casa é cada vez mais o lugar que queremos estar!
Sim, queremos ser nômades, circular pelo mundo e conhecer outros lugares. Sim, amamos as novas tecnologias que tomam conta do nosso dia a dia. Mas ao chegar em casa queremos relaxar e nos conectar com nossas raízes. Daí vem o equilíbrio do novo design exposto em Nova York.