Ao começar a fazer o projeto para uma Cafeteria, parei para refletir sobre todas as referências, impressões e memórias que o café nos traz. E como não são poucas começo a elencar pelas minhas próprias: Desde a lembrança de infância do bolo de fubá quentinho, saindo do forno na casa da minha avó acompanhado pelo cheiro de café passado na hora pelo coador passaram-se décadas! E, ainda quando chego por lá, hoje um apartamento, tem bolo com café. Agora o bolo é servido torrado em pequenos quadradinhos. Não sei se porque crescemos e comemos porções menores – para não engordar – ou se diminuímos a frequência das visitas e ela acaba torrando o bolo que sobra, para não estragar…. Em casa lembro que comecei a tomar café com minha irmã antes da escola, ainda quando as manhãs eram frias em Curitiba. Sempre puro, sem açúcar.
Crescemos e o café faz parte das típicas reflexões sobre quem somos, para onde vamos e sobre o que fazemos; seja com familiares, amigos ou colegas de trabalho. São conversas que nunca acabam e sempre retomamos com uma xícara de café. Mesmo estando sozinhos, dividimos pensamentos corriqueiros, importantes ou essenciais com uma ou algumas xícaras de café.
Quando temos um assunto para resolver ou simplesmente algo a dizer a alguém, convidamos a pessoa para tomar um café. Pode nem ser um exatamente café, mas atraímos o outro usando esta expressão pela sensação confortante que ela traz, para transmitir acolhimento e demonstrar nossa disponibilidade para conversar.
Criar o ambiente ideal para servir esta bebida reconfortante onde as mais diferentes pessoas compartilham o espaço e até mesmo a mesa, mas não conhecem um as emoções dos outros é dar suporte a uma experiência que pode transcender o simples ato de beber um cafezinho. Ter uma xícara de café na mão às vezes significa aquecer a alma. Pode ser companhia no começo do dia, trazer boas novas, ou ajudar a engolir uma notícia ruim. O espaço da Cafeteria, simples ou sofisticado, rústico ou luxuoso, deve despertar sensações que tragam as melhores lembranças para cada um de nós: Aroma, sons e sabor que acompanham cada gole, de certa forma permanecem na nossa memória e se transformam em parte da nossa cultura.